A Major League Baseball (MLB) é uma entidade que administra as mais importantes ligas de baseball da América do Norte: a National League a American League. Através de uma estrutura organizacional, a MLB possui a função de administrar o baseball como um negócio, pois ainda que ele seja considerado um esporte, é necessário gerar receita através da venda de ingressos, transmissões de jogos pela televisão, entre outras fontes, a fim de pagar às equipes, o aluguel dos estádios e entre outras despesas.
Nos últimos anos, a MLB enfrentou alguns problemas devido às mudanças no comportamento do “consumidor” (torcedores) e nas mudanças do mercado, tais como: aumento nos preços dos ingressos; queda dos torcedores nos estádios; redução na venda de ingressos; etc.
A MLB ainda utiliza jornais, televisão, revistas e rádio (a mídia tradicional), para promover os jogos de baseball. Além de lojas de varejo e os próprios estádios para vender os ingressos e produtos relacionados às equipes (bonés, camisas, agasalhos, etc.). No entanto, atualmente o foco da MLB é usar e-business para vencer os seus desafios organizacionais. Hoje, ela tem uma spin-off de Internet e produção de alta tecnologia: a MLBAM (MLB Advanced Media), cujo objetivo é supervisionar as produções de vídeo da MLB e os sites de cada uma das 30 equipes que a integram, além do próprio site da liga, www.mlb.com.
A Internet disponibiliza para os torcedores das equipes de baseball inúmeros serviços e vantagens (e-business), como: compra de ingressos; compras on-line produtos relacionados ao baseball; usar e-mail; emitir opiniões em fóruns eletrônicos; obter notícias sobre os times e jogadores; fazer leilões (e-auction) de artigos como fotos, cartões, bases, tacos, etc; aprender a utilizar as vantagens do site (e-learning); os torcedores podem interagir entre si através de jogos on-line com objetivo de fazer com que eles se sintam em uma partida real de baseball; entre outros.
O e-business não pára por aqui. Os torcedores também recebem informações referentes aos jogos pelo celular, e podem efetuar a compra de ingressos através dos seus aparelhos telefônicos, além de outros artigos. Como conseqüência da utilização do e-business, a MLB oferece serviços diferenciados aos clientes, mantêm um relacionamento mais próximo deles envonvendo-os com os seus times, conhece as necessidades dos clientes, etc. Assim, a MLB tem elevado as suas vendas e maximizado seus lucros e, atualmente, tornou-se novamente uma administradora esportiva de sucesso.
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